top of page

Terapia Familiar - Fazer mais por si e pela sua família!


Quando os pais preocupados levam os seus filhos à consulta de psicologia, as fragilidades da criança provocam sofrimento a toda a família, havendo necessidade de ajudar tanto a criança como os seus pais durante o processo terapêutico. No entanto, as fragilidades da família são também elas instigadoras do sofrimento da criança, sendo frequentemente a criança apenas o sintoma de um desequilíbrio no bem-estar de toda a família. A família é um sistema, que conta com as fragilidades e com as forças de todos os seus elementos para se manter em equilíbrio, reequilibrando-se a cada momento.


Esta dinâmica é ainda mais complexa quando consideramos que cada elemento traz, para a família nuclear que constrói, aquilo que vivenciou na sua infância e adolescência. É frequente ouvirmos alguns pais, fragilizados e com dificuldades na gestão das suas próprias emoções, a verbalizarem "ainda bem que o meu pai me batia. Como seria eu sem isso?", racionalizando o que vivenciaram no seu passado enquanto maltratam os seus filhos no presente, crentes de que estão a fazer o melhor para as "educar". Por outro lado, temos outros pais a verbalizarem "eu nunca serei como a minha mãe", adotando praticas excessivamente permissivas na tentativa de não repetirem aquilo que vivenciarem. Certo é que nenhum destes modelos contribui para o desenvolvimento saudável de nenhuma criança, não lhe possibilitando a confiança em si e nos outros e não lhe fornecendo a estrutura segura de que necessita. Em qualquer um dos cenários as vivências do passado influenciam fortemente as relações do presente e na maioria das vezes de forma inconsciente, resultando em comportamentos impulsivos e que por vezes nem o próprio entende.


Em 2021 a Disney mais uma vez fez sucesso, com o lançamento do filme Encanto, que nos retrata claramente esta dinâmica e o impacto que as fragilidades e sofrimentos do nosso passado podem influenciar e até danificar as nossas relações do presente. A menina que quer ser vista e valorizada pela família (Mirabel), a irmã que é perfeccionista porque sente que não pode falhar (Isabela), a outra irmã que carrega o peso de toda a família (Luísa), o segredo familiar que se mantém assunto tabu (Bruno) e a matriarca que passa o seu trauma para o resto da sua família através das relações que vai estabelecendo com cada um deles e os medos, dos quais tenta fugir, mas que lhes apresenta de forma inconsciente diariamente (avó Abuela). Clica no link para ver o trailer do filme Encanto https://www.youtube.com/watch?v=iZ4pARRwKfo.




E então como podemos controlar isto? A terapia familiar surge exatamente com o objetivo de contribuir para soluções neste âmbito. O objetivo principal da Terapia Familiar, consiste em devolver à família em crise, um novo relacionamento, que possibilite a autonomia dos seus membros e aumente a sua união, num processo de co-construção com o terapeuta. Pretende-se encontrar soluções conjuntas para os problemas identificados e possibilitar a criação de relações mais saudáveis. Acreditamos, que para evoluirmos como pessoas e podermos ter uma perceção sobre a nossa própria individualidade, deveremos também compreender a forma como as famílias estão estruturadas. Assim, a indicação para Terapia Familiar, poderá ser importante quer seja na resolução de conflitos intrafamiliares, responsáveis pelo mal-estar individual ou familiar, ou em situações nas quais existam obstáculos de comunicação, que acabam por ser um impedimento ao bem-estar da família, e por consequência ao bem estar de todos os seus elementos.


Quanto mais consciência temos das "marcas" que temos das nossas vivências, integrando os nossos traumas como parte integrante de nós e da nossa história, menos defesas vamos precisar de ativar e mais espontâneos poderemos ser nas nossas relações. Por consequência, vamos potenciar menos reações às nossas ações inconscientes, permitindo um maior equilíbrio nos sistemas relacionais que desenvolvemos.


Se sente que a sua família está em desequilíbrio, não espere pela sua destruição. Procure ajuda!

Ajuda para si, ajuda para o seu companheiro, ajuda para os dois ou simplesmente ajuda para poderem providenciar um contexto mais estável e seguro aos vossos filhos.



A Equipa da Clínica Hakuna Matata

Michelle Zuzarte e Pedro Rodrigues

 
 
 

コメント


bottom of page