top of page

Objetivos para o Novo Ano

Atualizado: 19 de fev. de 2022

Claro que faz sentido refletirmos sobre conquistas e desafios ao longo de todo o ano, e frequentemente fazemos essa reflexão, mas nesta altura parece que fazem ainda mais sentido. É como se virássemos a página, para iniciarmos um novo capítulo.


E é assim que, antes de virar esta página, faço um balanço do capítulo que deixámos para trás. 2021 foi um ano que ficará marcado para sempre. Aconteceu o improvável. No meio de uma pandemia, que tanto de nós tem exigido, criámos a Clínica Terapêutica Hakuna Matata. Os nossos sonhos são muitas vezes aquilo que nos dá esperança e "vida" e, neste caso, foi exatamente isso que aconteceu. Um sonho, há muito tempo no papel e na minha cabeça, partilhada com algumas pessoas mais próximas, em momentos de reflexão, passou para o mundo real. Implicou mais trabalho mas, para além de me ter dado energia numa fase em que a mesma parecia falhar, trouxe muitas conquistas e sucessos que alimentaram esta fase mais complexa. Rodeados por medos e ansiedades, foi extraordinariamente gratificante poder contribuir para a intervenção e para a reparação.

Clique na imagem para ver a inspiração da Cinderella.




Tenho assim muito por estar grata em relação a 2021. Primeiro, contei com o suporte incondicional da minha família que, sem dúvida é o meu maior tesouro. Depois, contei com a dedicação e empenho dos técnicos que se juntaram a mim neste projeto e a quem muito agradeço. Foi uma lufada de ar fresco poder planear intervenções diferentes e criativas, tanto para as crianças como para as suas famílias, com profissionais de uma entrega total a esta missão!


E foi desta forma que, com um espaço idealizado, e em construção e adaptação diária, vi os nossos sucessos de 2021 a validarem o modelo no qual continuo a acreditar. As crianças só podem ser verdadeiramente "ouvidas" se a nossa linguagem for flexível e ajustável a cada uma delas - o jogo, o teatro, a narrativa, a dança, a arte, o mundo sensorial e tantas tantas outras. Cada criança é única, e nós, enquanto terapeutas, temos de ser capazes de chegar a ela na linguagem que ela conhece e com a qual se sente confortável, enquanto faz as partilhas que vão fazer a diferença, ajustando a intervenção ao que ela precisa em cada momento.


Para os sucessos deste ano e, tão importante como esta flexibilidade técnica, foi a implicação e o envolvimento das famílias com quem tivemos a sorte de trabalhar. Famílias que nos trouxeram os seus filhos e um pedido de ajuda e que estiveram, e estão, abertos a fazer o processo de mudança juntamente com eles. Algumas nucleares, outras recompostas ou monoparentais, mas todas elas com uma real abertura para ajudar os seus filhos, fazendo parte do processo. Acompanhámos famílias que viram a sua vida familiar ganhar alegria, com um suspiro enorme de alívio. Com elas aprendemos todos os dias. Por isto, continuamos a acreditar que só desta forma é que se "tratam" verdadeiramente sintomas de algo que perturba a saúde mental da infância, construindo as soluções com o apoio da família e garantindo a manutenção da estabilização conseguida.


E assim, entrámos no ano de 2022 com o sonho de fazer crescer este projeto, cheios de vontade de chegar a mais crianças e mais famílias, conscientes do impacto que as dinâmicas provocadas pela pandemia têm tido nas crianças e nas suas famílias. Se a infância por si só já é frágil, numa sociedade com as suas famílias fragilizadas essa realidade é muito mais impactante. O nosso objetivo é poder fazer cada vez mais e melhor, transformando as fragilidades e criando novamente espaço para os sonhos no seio familiar.


É nesse espírito que desejamos um Feliz 2022 a todos, com saúde, paz e relações saudáveis e gratificantes.


Michelle Zuzarte

Clínica terapêutica Hakuna Matata




 
 
 

Comments


bottom of page